Grupos de Pesquisa
ATIVIDADES DE PESQUISA E DE FORMAÇÃO
Os docentes do PSE participam de Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, sendo que em todos os grupos o líder é credenciado ao PSE e a maior parte destes grupos possui espaço físico para o desenvolvimento de pesquisas, são eles:
- CCI - Centro de Controle de Intoxicações - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/19424
Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Simone Aparecida Galerani Mossini e Profa. Dra. Magda Lucia Felix de Oliveira
Professores participantes: Miguel Machinski Junior (DBS – UEM), Samuel Botião Nerilo (DBS – UEM), José Carlos Amador (DMD – UEM), Adaelson Alves Silva (UNICESUMAR), Erivelto Goulart (UEM – Aposentado), Paula Nishiyama (UEM – Aposentada).
Parcerias: IPCS – Intox (International Programme of Global Directory of Poison Centers), da Organização Mundial de Saúde; Rede de Pesquisa sobre Drogas, Secretaria Nacional de Políticas sobre Antidrogas – SENAD em parceria com o Instituto da Droga e da Toxicodependência – IDT, de Portugal; ANVISA/RENACIAT - Rede Nacional de Centros de Informação e Assistència Toxicológica, Associação Brasileira de Centros de Assistência Toxicológica (ABRACIT), Secretaria Estadual de Saúde – Paraná, Secretaria Municipal de Saúde – Maringá.
Objetivos:
Áreas Acidentes Tóxicos na Infância e na Adolescência e Repercussões dos Acidentes Tóxicos na Família - Estudar as repercussões das intoxicações e acidentes por animais peçonhentos na família, especialmente o uso de drogas de abuso, a tentativa de suicídio/suicídio e o escorpionismo.
Área Drogas de Abuso - Promover a formação, o intercâmbio e a descentralização de recursos humanos em pesquisa sobre álcool e outras drogas, visando a democratização do acesso de cientistas de todas as regiões brasileiras aos projetos que atendam aos objetivos e pressupostos da Política Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. Identificar, investigar e avaliar os eventos adversos a saúde causados pela utilização de drogas de abuso. Realizar investigação de casos e estudos epidemiológicos.
Área Epidemiologia das Intoxicações - Estudar a distribuição, frequências, causas das intoxicações causadas por agentes químicos sobre a população; Realizar atividades de toxicovigilância.
Área Saúde Ambiental - Estudar os agentes químicos utilizados nos locais de trabalho e suas interações com o homem, visando o diagnóstico das intoxicações, ao tratamento das intoxicações e a prevenção dos efeitos tóxicos que elas provocam. Obtenção de dados epidemiológicos na área da Toxicologia Ocupacional.
Área Toxicologia Ocupacional - Estudar as substâncias químicas e as condições em torno do homem que podem exercer alguma influência sobre sua saúde; Pesquisar agentes químicos e suas interações com o organismo humano e com os riscos oferecidos à saúde.
- GEPVHAT - Grupo de Estudos e Pesquisas em Vigilância do HIV/aids e da Tuberculose
http:// dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9195528539597704
Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Gabriela Tavares Magnabosco
Professores participantes: Nelly Lopes de Moraes Gil (DEN-UEM)
O grupo participa da rede de pesquisa - REDE BRASILEIRA DE PESQUISAS EM TUBERCULOSE (REDE-TB).
Objetivo: O GEPVHAT busca fomentar a produção de conhecimento relacionado a estudos e pesquisas baseados na vigilância, no manejo, no cuidado e na educação em HIV/aids e tuberculose em serviços/sistemas de saúde e contextos sócio, político, econômico e culturais diversos, por meio de abordagens quanti e qualitativas. Em consonância com os preceitos das políticas que regem o funcionamento das universidades públicas, no que tange à formação de pessoas e ao desenvolvimento de pesquisa científica e inserção/colaboração com serviços, a atuação do GEPVHAT, pauta-se em três eixos, a saber: I. Pesquisa: desenvolvimento e orientação de pesquisas em todos os níveis (graduação e pós-graduação); II. Ensino: promoção de conteúdos teóricos e práticos na área a graduandos e pós-graduandos; III. Extensão: colaboração entre academia e serviços/organizações no desenvolvimento de atividades que contribuam com a qualificação e o andamento de ações em saúde e educação em saúde no contexto local, regional e nacional. Contato do grupo de pesquisa: gepvhatuem@gmail.com
- GESCAF - Grupo de Estudos em Saúde da Criança, Adolescente e Família - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/464898
Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Ieda Harumi Higarashi e Profa. Dra. Maria de Fátima Garcia Lopes Merino.
Professores participantes: Marcela Demitto Furtado (DEN-UEM).
Parcerias apenas por meio da participação de egressos, hoje docentes destas instituições (Jaqueline Dias - UNESPAR, Letícia Gramazio Soares - UNICENTRO).
Objetivo: fomentar estudos e pesquisas na área da saúde da criança, neonatal, adolescente e família; subsidiar discussões para a qualificação nesta área de formação (Na perspectiva da formação inicial e da EPS)
- GEPECRON - Grupo de Estudo e Pesquisas em Condições Crônicas - UEM - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/334727
Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Maria Aparecida Salci e Profa. Dra. Marcelle Paiano.
Professores participantes: Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic (DEN-UEM), Paula Teresinha Tonin (DEN-UEM).
O grupo mantém parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Objetivos: organizar estudos e proporcionar pesquisas na temática da condição crônica.
- GEPPES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas na Saúde – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40577
Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera e Profa. Dra. Lígia Carreira.
Professores participantes: André Estevam Jaques (DEN-UEM), Célia Maria Gomes Labegalini (UNESPAR), Grace Jacqueline Aquiles (DEN-UEM), Mariana Pissioli Lourenço (UNESPAR), Raquel Cristina Luis Mincoff (UNICESUMAR), Viviani Camboin Meireles (DEN-UEM).
O grupo participa da rede de pesquisa - Roda de conversas: diálogos sobre pesquisa-ação participativa.
Objetivo: desenvolver estudos e aplicação das práticas educativas e sua interface com a saúde segundo perspectiva emancipatória em projetos de extensão e pesquisa. Desenvolveu pesquisas cujos resultados culminaram em resumos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais, artigos publicados em revistas indexadas, trabalhos de conclusão de curso, dissertação de mestrado e tese de doutorado.
Site do grupo de pesquisa: https://sites.google.com/view/geppesuem
- GEPEQUISF - Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem sobre o Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/52914
Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic.
Professores participantes: André Estevam Jaques (DEN-UEM), Marcelle Paiano (DEN-UEM), Maria Aparecida Salci (DEN-UEM), Rafaely de Cassia Nogueira Sanches (DEN-UEM).
O grupo proporciona aos pesquisadores e participantes o aprofundamento do referencial "A Sociologia Compreensiva e do Quotidiano de Michel Maffesoli", possibilitando uma parceria com o Séminaire Franco-Brésilien (SFB), Centre d' Étudessur l' Actuel et leQuotidien (CEAQ) Université Paris Descartes – Sorbonne.
Objetivo: oferecer aos pesquisadores brasileiros e franceses um espaço de reflexão e compartilhamento de pesquisa, com a finalidade de fomentar a construção coletiva dos artigos em periódicos e promover o intercâmbio internacional entre os pesquisadores.
- NEAPE - Núcleo de Estudos Avançados e Pesquisas sobre Envelhecimento - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/35531
Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Lígia Carreira e Profa. Dra. Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera.
Professores participantes: André Estevam Jaques (DEN-UEM) e Maria Aparecida Salci (DEN-UEM).
Parcerias: Dr. Elton Carlos de Almeida, colaborador na secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde; 15ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, no setor de Saúde do Idoso; Secretaria de Saúde do Município de Maringá, no setor da Atenção Primária a Saúde e na área de Atenção ao Idoso.
Objetivos: ampliar e aprofundar o conhecimento em Enfermagem gerontológica e geriátria; desenvolver pesquisas que visem o cuidado integral ao idoso e sua família e perspectivas do envelhecimento saudável em diferentes grupos populacionais de idosos; promover articulação entre pesquisa, ensino e extensão à comunidade idosa; proporcionar a integração extracurricular do aluno de graduação e outras disciplinas com atividades do grupo; participar das atividades de inserção social de idosos por meio da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI/UEM).
- NEFORHUS - Núcleo de pesquisa, de ensino em formação de recursos humanos em saúde - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/13826
Líder(es) do grupo: Prof. Dr. Herbert Leopoldo de Freitas Goes e Profa. Dra. Rosanna Pattrig Fertonani.
Objetivos: O núcleo de pesquisa e de ensino em formação de recurssos humanos em saúde tem como metas desenvolver pesquisa e estudos na área de formação de recursos humanos em saúde. Incentivar o aprimoramento técnico-científico do seu grupo apoiando estudos de pós-graduação, estágios bem como publicação de trabalho científicos. Apoiar e incentivar projetos científicos de área afins que complementem os conhecimentos necessários a consecução de seus objetivos. Atuar na formação de recursos humanos dos cursos de graduação, e pós-graduação em consonância com os órgãos da UEM. Prestar assessoria, consultoria, e/ou serviços técnicos-científicos a instituições e órgão públicos ou privados e contribuir com ações e medidas que visem a mudanças no modelo de saúde para o SUS e da melhoria da assistência em saúde.
- NEPAAF - Núcleo de Estudos, Pesquisa, Assistência e Apoio à Família - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3059
Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Sonia Silva Marcon e Prof. Dr. Mayckel da Silva Barreto
Professores participantes: Catarina Aparecida Sales (DEN-UEM/aposentada), Helen Pollyanna Mantelo Cecílio (DEN-UEM), Laura Misue Matsuda (DEN-UEM), Marcela Demitto Furtado (DEN-UEM), Maria Emília Grassi Busto Miguel (DEN-UEM), Sueli Mutsumi Tsukuda Ichisato (DEN-UEM).
O grupo mantém parceria com as seguintes instituições: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e- Universidade Federal de Pelotas – UFPel.
Objetivos: O NEPAAF tem como objetivo congregar pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação em enfermagem e áreas da saúde em torno do tema família, mediante o desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa.
O foco do grupo é o “viver em família e a interface com a saúde e a doença”. Sendo assim, família em diferentes etapas do desenvolvimento, em diferentes contextos e com diferentes configurações têm constituído objeto de investigação e de assistência.
NEPEMAAS - Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/37317
Líder(es) do grupo: Dr. Carlos Alexandre Molena Fernandes e Profa. Dra. Maria Antonia Ramos Costa.
Demais professores participantes: Prof. Dr. Juan Pedro Fuentes García, professor pesquisador da Universidad de Extremadura, UEX, Espanha; Profa. Dra. Cássia Regina Dias Pereira/FAFIPA; Profa. Dra. Dandara Novakowski Spigolon; Profa. Dra. Eliane Josefa Barbosa dos Reis / UNESPAR; Profa. Dra. Jaqueline Dias / UNESPAR; Profa. Dra. Maria Fernanda do Prado Tostes / UNESPAR; Prof. Dr. Flávio Ricardo Guilherme / UNESPAR; Prof. Dr. Willian Augusto de Melo / UNESPAR; Prof. Dr. Guilherme Oliveira de Arruda / Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS.
Parcerias: Fundação de Apoio a Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí – FAFIPA; Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS; e a Universidad de Extremadura - UEX, Espanha.
Objetivo: desenvolver estudos de processos de construção e implementação de políticas públicas, da avaliação e da atenção e cuidado em saúde do indivíduo e de populações, incluindo pesquisas no contexto sociocultural, de relações humanas, clínicas, de vigilância em saúde e de educação e saúde.
- NEPGESE - Núcleo de Estudo e Pesquisa na Gestão de Serviços de Enfermagem (Universidade Estadual de Londrina - UEL) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/35025
Líder(es) do grupo: Profa. Dra. Maria do Carmo Lourenço Haddad (PSE-UEM e UEL) e Profa. Dra. Mariana Angela Rossaneis.
Professores participantes:Larissa Gutierrez de Carvalho Silva (UEL), Maria Jose Quina Galdino (UENP-CLM), Patricia Aroni (UEL), Raquel Gvozd Costa (UEL).
O grupo mantém parceria com as seguintes instituições: Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, com o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina e o Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.
Objetivo: Desenvolver estudos e pesquisas no gerenciamento de serviços de enfermagem, com foco na gestão de pessoas, recursos materiais, físicos e ambientais, e formação de recursos humanos, para a promoção da qualidade e segurança da assistência.