+

Infraestrutura

Infraestrutura

O PSE conta com infraestrutura física para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa. Considerando-se o conjunto dos laboratórios do Programa, destacamos:

- O Programa de Pós-graduação em Enfermagem está instalado no Bloco 2 da Universidade Estadual de Maringá, Campus sede, com uma área total de 350 m2, contando com infra-estrutura de Secretaria, Sala da Coordenação do PSE, Laboratório de informática contendo 13 computadores com intranet, Anfiteatro, duas salas de aula, Sala para estudos em grupo e Sala de estudos individual, além de uma Sala que abriga a secretaria da Revista Ciência, Cuidado e Saúde, que constitui laboratório de aprendizagem referente à disseminação do conhecimento científico, para alunos de Mestrado e Doutorado. Todos os ambientes do PSE estão conectados à rede intranet por cabo e pelo sistema wireless. Este sistema foi otimizado em 2016 por meio da instalação de pontos de repetição do sinal, viabilizando uma melhor conexão para as atividades de ensino de disciplinas e pesquisa que têm lugar nas instalações do PSE.

 

Laboratórios:

- LEPEn (Laboratório de Ensino de Enfermagem): estruturado em dois ambientes, equipado para o treinamento em práticas básicas de enfermagem e simulação de procedimentos. O LEPEn possui manequins, equipamentos, dispositivos, recursos audio-visuais para a prática de metodologias inovadoras de ensino (TV, aparelho DVD, kit multimídia, filmadora e um acervo de cerca de 80 vídeos na área da saúde), microcomputador ligado ao sistema Intranet. Ele é coordenado por uma enfermeira, que organiza as atividades de ensino, capacitação e monitoria. A Pós-Graduação tem se inserido nas atividades do LEPEn, por meio da reorganização das monitorias da Disciplina de Saúde da Comunidade II, e pela atuação de alunos de Mestrado e Doutorado, como parte de suas atividades de Estagio Docente.

- Observatório-UEM (Observatório das Metrópoles Núcleo Maringá): trata-se de um grupo de estudos e pesquisa que funciona em rede nacional reunindo pesquisadores de instituições dos campos universitários, governamentais e não governamentais. O Observatório das Metrópoles Núcleo Maringá compõe uma rede nacional de pesquisadores criada com o apoio do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência – PRONEX/CNPq, cuja finalidade é desenvolver atividades de ensino e extensão universitárias que concorram para a construção de uma esfera pública que possa influenciar as decisões dos atores que atuam no âmbito da formulação de políticas públicas. O Observatório-UEM possui uma infra-estrutura de informática além de metodologia de trabalho de georreferenciamento de dados do IBGE. O PSE desenvolve parcerias de trabalho de pesquisa e ensino utilizando as instalações do Observatório.

- CDO (Central de Documentação da UEM): O PSE dispõe ainda dos recursos alocados numa Central de Pesquisas, implantada com recursos do CTInfra/Institucional/FINEP 003/2001, de caráter institucional e multiusuário. Nessa Central de Pesquisa existe um conjunto de laboratórios denominado Central de Documentação – CDO, na qual estão alocados equipamentos específicos, que podem vir a ser utilizados para as pesquisas desenvolvidas no PSE. A CDO dispõe de espaço físico para o desenvolvimento de trabalhos e de equipamentos para dar suporte a: digitalização de grandes massas documentais seja a partir de documentos em papel ou digitais, documentos cartográficos, ou imagéticos (scanner de diversos tipos); aquisição e armazenamento de som e imagem (microfones, gravadores, câmeras, ilha de edição).

- Os grupos de pesquisa liderados pelos docentes permanentes constituem espaço consolidado para proporcionar aos alunos crescimento da formação para pesquisa e ensino.

- NPD (Núcleo de Processamento de Dados): O programa também conta com a infra-estrutura do Laboratório de informática do Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da UEM, que possui 130 microcomputadores, impressoras, scanner e projetores multimídia. Este núcleo realiza treinamentos, presta assessoria e ainda serve como sala de aula para as disciplinas Uso dos sistemas de informação em saúde, Bioestatística, SPSS e Regressão Linear Simples e Múltipla, além de outras atividades de ensino, como por exemplo, a aula ministrada pela bibliotecária aos alunos ingressantes com o objetivo de ensinar o uso das ferramentas de busca bibliográfica da Biblioteca Central da UEM. O Laboratório de informática do NPD também tem sido infraestrutura utilizada em cursos ofertados pelo PSE, como o curso “Gerenciador de revisão sistemática: programa StArt – State of the art though systematic”, ministrado pelo prof. Alessandro Rolim Scholze, da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), Campus Luiz Meneghel. 

 

Recursos de Informática:

- O programa conta com a infra-estrutura do Laboratório de informática do Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da UEM, que possui 130 microcomputadores, impressoras, scanner e projetores multimídia que realiza treinamentos, presta assessoria e ainda serve como sala de aula para a disciplina de Bioestatística, SPSS e Estudo Independente: análise de séries temporais.

- Laboratório de informática do PSE, com 13 computadores ligados a rede intranet para uso exclusivo dos alunos da pós-graduação.

 

Infraestrutura Institucional de Apoio:

- HUM (Hospital Universitário Regional de Maringá): além do Departamento de Enfermagem, o HUM é utilizado como locais de pesquisa, ensino e extensão. Os projetos de pesquisa desenvolvidos neste local são discutidos previamente e aprovados pela Comissão de Regulamentação das Atividades Acadêmicas (COREA) do HUM.

- CCI (Centro de Controle de Intoxicações): lotado no Hospital Universitário Regional de Maringá, possui área com recursos de informática, material bibliográfico e recursos para acolhimento dos membros e realização de reuniões, facilitando a produção científica e o intercâmbio entre os pares. Ademais, constitui-se em serviço que viabiliza a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, tanto em nível de graduação quanto da pós-graduação.

- Revista Ciência, Cuidado e Saúde: órgão oficial do Departamento de Enfermagem da UEM constitui um importante meio de divulgação da produção docente e discente da Enfermagem brasileira. No qualis do periódico em questão é classificado como B2. A principal razão para classificação foi o fato de o periódico não estar indexado no Scopus. Assim, visando obter tal indexação, a partir de 2013 a revista passou a ser apenas On Line e a ser divulgada com artigos nos idiomas Português e Inglês. O periódico está incluído na rede BVS Enfermagem, e encontra-se totalmente disponível no site: www.revden.br.

- 15ª Regional de Saúde do Estado do Paraná: instituição que também mantém estreita parceria com o PSE tanto como campo de atividades de extensão universitária, como de ensino e pesquisa.

 

Biblioteca:

O acervo geral a Biblioteca Central dos Estudantes da UEM dispõe de obras de referências em CD-ROM, as quais podem ser utilizadas pelos usuários na consulta de publicações em periódicos nacionais e internacionais. Dentre estas obras destacamos o Biological Abstract, Current Contents Life Sciences e Tropical Diseases Bulletin.

A BCE possui quase 19.000m2 em instalações, o que inclui laboratório com 40 computadores destinados a treinamentos aos alunos de graduação e pós-graduação, sobre a pesquisa bibliográfica nas bases de dados.

Por meio da rede Internet, a BCE está integrada ainda aos sistemas: Portal CAPES - PubMed Services, BIREME/BVS, COMUT, Projeto Rede Antares.