httpspse.uem.br (15).png

2023 - Professora do PSE/UEM realiza visita técnica na Faculdade de Enfermagem da Universidade de Cartagena- Colômbia

A convite da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Cartagena- Colombia, a Profª Drª Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera realizou mobilidade internacional de curta duração, onde participou do evento ‘Celebración de los 120 años de la Faculdad de Enfermería de la Universidad de Cartagena’ , de 25 a 27 de outubro de 2024. Alem de proferir as conferências ‘Atención primaria en salud y cuidados de enfermería a lo largo de la historia’ e ‘Presupuestos dialógicos para el cuidado educativo de enfermería en la historia de los pueblos latinos’, a professora também participou de reuniões com docentes e alunos para ambos compartilharem as experiências do ensino, extensão e pesquisa.

Vanessa Colombia1.jpg

A preceptora, Profª Drª Estela Melguizo Herrera e Profª Drª Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera sendo acolhida pelo Departamento de Internacionalização da Universidade de Cartagena

Vanessa Colombia2.jpg

2023 - Professora do PSE/UEM realiza visita técnica na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP)

A Profª Doutora Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic visitou à Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) na semana de 8 a 12 de maio de 2023. Participou de diferentes atividades integradas, do evento Científico NursID Spring School 2023, organizado pelo grupo NursID da ESEP/CINTESIS@RISE, que decorreu durante a semana e na Mostra de Projetos apresentados por alunos da pós graduação. Realizou visita de observação participada a uma Unidade de Convalescença, de Unidade de Média Duração e Reabilitação e a uma unidade de Longa Duração e Manutenção, acompanhada pela Prof. Dra. Maria de Fatima Araújo. Todas as unidades visitadas integram a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), a qual faz parte do Sistema Nacional de Saúde de Portugal.

Cremilde viagem

2023 - Visita técnica da professora doutora Zuleima Cogollo da Universidade de Cartagena - Colômbia

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por intermédio do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), recebeu nesta semana a visita da enfermeira e administradora de serviços públicos, professora doutora Zuleima Cogollo, chefe do Departamento de Enfermagem da Universidade de Cartagena, na Colômbia.

A especialista em saúde pública e saúde mental veio ao Brasil com recursos do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca), que tem apoio do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O tema do projeto aprovado pelo Departamento de Enfermagem da UEM no programa Marca é “Liderança em Enfermagem”.

2023 11 23 Visita Prof Colombiana Zuleima Cogollo 0046

Nesta sexta-feira, às 14h, a professora irá fazer uma palestra no auditório do Bloco 002, para estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem. Cogollo irá abordar sobre a liderança da enfermagem, em especial, como o enfermeiro pode ser líder na área da pesquisa. “Para ser líder, primeiro temos que partir da paixão e do entusiasmo que temos por nossa profissão.  A partir daí, temos que ter empoderamento, ser decidido e temos que ter uma tomada de decisão também adequada com o estudo. Definitivamente, o conhecimento nos abre as portas e é o que nos permite empoderar-nos”, conclui.

Aprendizado

Durante a semana, a professora colombiana viu muitas similaridades entre os sistemas de saúde do Brasil e da Colômbia, mas apontou os agentes comunitários de saúde como um importante diferencial do Brasil. Para ela, este serviço de atenção primária é fundamental, pois estabelece um link direto com a comunidade, em que é possível colher informações e detectar as reais necessidades da população. “Nós perdemos este atendimento em nosso sistema de saúde, mas temos a expectativa que o novo governo vai implementar novamente este recurso humano, que de fato favorece a saúde dos colombianos”, vislumbra.

Segundo o professor de Enfermagem e integrante da equipe do ECI, Mayckel Barreto, o Programa Marca contempla bolsas de mobilidade acadêmica para estudantes e professores de Agronomia, Enfermagem, Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos, cursos acreditados pelo sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul), devido o alto nível de qualidade.

Em 2021, os cursos participaram de um chamamento público e foram contemplados pelo programa por três anos, de 2022 a 2024. Desde 2022, ocorrem intercâmbios de discentes e docentes entre as universidades. “Atualmente, na Enfermagem, temos uma aluna da Universidade de Cartagena que está por três meses aqui conosco. Ela já fez algumas disciplinas e estágios e agora vai embora no dia 30 de novembro. Nós também mandamos uma aluna nossa para lá, que acaba de voltar. E, no próximo sábado, a professora de Enfermagem, Sonia Marcon, vai para a Colômbia”, detalha Barreto.

Para Cogollo, como vivemos em um mundo globalizado, os intercâmbios entre as universidades são importantes para a comunidade acadêmica, pois abre as mentes dos futuros profissionais e dos docentes, já que podem conhecer as estruturas de saúde de outros países. “Para a universidade é fabuloso, porque melhora seus indicadores de internacionalização, uma exigência para a acreditação da instituição, nacionalmente ou internacionalmente. Além do ganho profissional, os alunos têm enriquecimento cultural em várias áreas”, frisa a professora.

Barreto acrescenta que, além da internacionalização - que torna a UEM reconhecida na América Latina, inclusive fora, como uma universidade potente, de qualidade - o ganho para todos os envolvidos é imensurável. “Por exemplo, a estudante da Colômbia, Maria Camila, está inserida em dois grupos de estágios, assim nossos alunos desenvolvem proficiência cultural e também linguística. No estágio de gerontologia, ela tem ensinado nossos idosos a fazer receitas com mais tempero e menos sal para poder controlar a pressão arterial. Da mesma forma, a nossa aluna que foi para lá também desenvolve essas competências entre os colegas. Então, são muitos benefícios palpáveis ​​a partir da realização desse projeto, especialmente no sentido de enriquecimento profissional, formamos um enfermeiro com uma visão maior”, finaliza Barreto.

2023 - Visita do Prof. Dr. Jesus Puente Alcaraz - Universidade de Burgos - Espanha

Nos dias 22 e 24 de julho o prof. Dr. Jesus Puente Alcaraz esteve no Programa de Pós graduação em Enfermagem da UEM. A vista decorreu de um convênio macro firmado entre a UEM e a Universidade de Burgos.

O Prof. Dr. Jesus ministrou uma aula magna sobre a pesquisa em enfermagem no âmbito da Saúde Global, da qual participaram docentes, discentes do programa e alunos da graduação em enfermagem e reuniu-se com os docentes do PSE para apresentação das pesquisas realizadas em ambos programas de pós-graduação, a fim de serem identificadas possibilidades de parcerias em estudos conjuntos.

Jesus1

Jesus3

Jesus2

2023 - Palestra: Reflexiones sobre la Ciência de la Enfermería en la Salud Global (Prof. Dr. Jesus Puente Alcaraz)

prof jesus

2023 - Acadêmicos chilenos iniciam doutorado por meio de acordo internacional

 01 Junho 2023

Oito professores do Departamento de Enfermagem, da Universidade de Antofagasta (UA), no Chile, iniciaram um programa de doutorado em Enfermagem. O intercâmbio acontece por meio de um programa de cooperação interinstitucional com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma das 25 melhores universidades da América Latina. O início do programa foi marcado por um ciclo de aulas presenciais na universidade chilena. 

Com estimativa de duração de até 48 meses, a parceria inclui a recepção de doutorandos chilenos em Maringá, disse Maria Aparecida Salci, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE), da UEM, que é responsável pela realização do acordo internacional. “Este processo de qualificação profissional dos docentes chilenos brinda o intercâmbio e os avanços no conhecimento mútuo, assim como a visibilidade científica no contexto nacional e internacional. Sem contar que nos anima a desenvolver um trabalho inovador com excelência e solidariedade social”, afirmou.

chile abertura

O decano do Centro Ciências da Saúde da UA, Hernán Muñoz, enfatizou que essa iniciativa surgiu dos próprios acadêmicos. "Neste momento, o programa está sendo conduzido em nome de nossa instituição pelo Dr. Andrés Gutiérrez e busca aprimorar as habilidades de nossos colegas da área de enfermagem para promover a pesquisa e também, eventualmente, o desenvolvimento de programas de doutorado em nossa faculdade em conjunto com a Universidade de Maringá", acrescentou.

Aulas em Antofagasta: Em conversa com a Assessoria de Imprensa da UA, a professora da UEM, Lígia Carreira, explicou que o cronograma conta com disciplinas presenciais no Chile. Além disso, alguns professores viajarão ao Brasil. “Ao longo do curso, teremos muitas interações e atividades on-line para atender aos requisitos do programa de doutorado”, apontou ela.

Programas acadêmicos com objetivos nacionais e para o desenvolvimento coletivo cooperativo entre os países latino-americanos são comuns no Brasil, segundo Ligia. "Estamos muito felizes com esta oportunidade de trabalhar com a Universidade de Antofagasta. Acreditamos que, no futuro, teremos a oportunidade de continuar com esta aliança. Temos muitas áreas com possibilidade de cooperação com países vizinhos. Para nós, é uma honra participar deste projeto", concluiu.

chile interna

_________________________________________________

httpspse.uem.br (148).png

2022 - Evento com assistentes americanas de lingua inglesa

No dia 12 de setembro de 2022, o PSE recebeu as assistentes americanas de língua inglesa Taylor Spratt e Terese Loudon Warn para uma mesa redonda mediada pelo professor Mayckel Barreto. O tema da mesa foi: “Experiências de pesquisa e práticas docentes em Universidades Norte-americanas” Taylor é graduada em Ciências Sociais e Mestre em Educação Internacional e Cooperativa pela Florida Internacional University e Terese é graduada e Mestre em Serviços Sociais pela Michigan State University. A atividade contou com a participação de docentes do programa e alunos do mestrado e doutorado.

_________________________________________________

httpspse.uem.br (16).png

2021 - Visita técnica da professora Dra. Anna Tupetz - Duke University

DECLARAÇÕES

PALESTRA: MODELOS E ABORDAGENS EM CIÊNCIA DE IMPLEMENTAÇÃO PARA SAÚDE GLOBAL

WORKSHOP: ANÁLISE DE CONTEÚDO EM ESTUDOS QUALITATIVOS